Radar: Descubra o pop multifacetado da polonesa Brodka



Programas de calouros – ainda se usa esse termo? – são um tanto prolíficos em relação à criação de novos nomes. The X Factor, American Idol, The Voice e tantos outros revelaram nomes que são, de certa forma, relevantes no mundo da música atualmente. Gente como Kelly Clarkson, Rebecca Ferguson e Adam Lambert são alguns nomes que provam minha afirmação.

Apesar disso, o nome sobre quem a Radar fala hoje vem de um pouco mais longe. Mais precisamente, da Europa Central, através da polonesa Monika Brodka.


Vencedora da terceira edição do Polish Pop Idol – equivalente ao American Idol da Polônia – em 2004, Brodka lançou desde então 4 discos de estúdio e 1 EP, sendo eles ‘Album’ (2005), ‘Moje Piosenki Edycja Zwykla’ – algo equivalente à My Songs – (2006), ‘Granda’ (2010) e ‘Clashes’, em maio desse ano. O EP ‘LAX’ data de 2012.


Apostando inicialmente em uma sonoridade mais radio friendly, Brodka deu, a partir do aclamado ‘Granda’ uma guinada em seu estilo, trazendo novas nuances e gêneros para a sua música. Prova disso é a faixa-título do registro, com sua pegada mais rock e elementos eletrônicos. O site The Guardian classificou o disco como uma mescla de sonoridades, mas sem perder seu apelo pop. O álbum foi platina dupla em 2011, na Polônia.


Em 2012, Brodka vai até o Red Bull Studios, em Los Angeles, Estados Unidos, gravar o EP ‘LAX’, que trouxe as inéditas “Dancing Shoes” e “Varsovie”, além de quatro remixes das canções.



Já em seu atual trabalho, o interessante ‘Clashes’, temos Brodka apresentando faixas bem mais distantes da sonoridade que a consagrou, unindo elementos sombrios à seus deliciosos vocais, como é o caso de “Mirror Mirror”, canção que abre o disco e “Horses”, principal single do registro – que em alguns momentos remete à nomes como o da norueguesa Susanne Sundfør.


Atualmente, Brodka divulga os videoclipes dos singles “My Name Is Youth”, “Holy Holes”, “Funeral” e “Haiti”, frutos da parceria com a Red Bull no projeto 20 Before 17.


Saiba mais sobre Brodka curtindo sua página no Facebook e ouvindo suas faixas no Spotify.
Tecnologia do Blogger.