[Radar] Conheça os canadenses do Brasstronaut e sua sonoridade jazzística



Conheci o Brasstronaut através da faixa "Bounce", em um longínquo 2012. Com uma instrumentação quase mística, o sexteto canadense despertou a minha atenção e me fez querer saber mais sobre aquela banda até então misteriosa.

Formado por Bryan Davies, Edo Van Breemen, Brennan Saul, John Walsh, Tariq Hussain e Sam Davidson, o Brasstronaut iniciou a sua carreira em 2008, com a apresentação do EP "Old World Lies", que trouxe a faixa-título e "Requiem For a Scene" como seus singles. As canções, inclusive, foram utilizadas na trilha-sonora do jogo Wet, lançado em 2009.


Em seguida, iniciaram os preparativos e divulgação do disco de estreia. Intitulado ‘Mount Chimaera’, o álbum, que era previsto para 2009, foi lançado apenas em 2010, devido à problemas diversos. Apesar de não contar com singles, o disco ganhou o prêmio canadense SOCAN Songwriting Prize, através da faixa "Hearts Trompet".



Passado esse tempo, a banda apresentou o seu segundo registro de estúdio. ‘Mean Sun’ foi lançado em outubro de 2012 e contou com as faixas "Bounce" e "The Grove" como os carros-chefes do trabalho, lançado pelo selo Tin Angel Records.


Os canadenses contam ainda com um disco ao vivo, gravado em 2011, durante sua apresentação no Reeperbahn Festival. O álbum conta com as principais faixas lançadas pelo grupo até então, além de algumas que seriam até então inéditas, como "Falklands", lançada apenas em 2012.



O Brasstronaut transita entre o alternativo e o jazz com a sua sonoridade, através do uso de diversos instrumentos. Entre eles, podemos observar baixos, guitarras, trompetes e clarinetas, como alguns exemplos. Os vocais das faixas ficam a cargo de Edo Van Breemen, que também toca piano na banda.


Atualmente, o sexteto se prepara para o lançamento do terceiro álbum de estúdio. Autointitulado, o trabalho tem como lead single a faixa "Raveshadow", revelada em julho desse ano. O disco tem data de lançamento prevista para 25 de novembro e contará com nove composições em seu repertório.


Saiba mais sobre Brasstronaut ouvindo suas faixas no Spotify e curtindo sua página no Facebook.

Tecnologia do Blogger.