[Radar] Conheça a venezuelana YoYo Borobia e sua deliciosa mistura sonora



A Coluna Radar dessa semana aponta para perto daqui. Mais precisamente para nossos vizinhos da Venezuela, através da cantora e compositora YoYo Borobia.

Nascida na capital Caracas, a artista viajou logo cedo para Madri, sendo criada em uma família espanhola. Em suas andanças pelo mundo, a musicista passou ainda por Paris e em 2011 veio para o Brasil, onde criou raízes e absorveu referências para enriquecer o seu trabalho.


Borobia teve seu primeiro contato com a música logo cedo, aos 7 anos, através do cuatro, instrumento típico da Venezuela, da família do violão. Ao longo de sua adolescência e juventude, a venezuelana aperfeiçoou sua música através de cursos e experiências diversas. Nesse período, a artista participou de bandas de jazz, soul, funk, música espanhola e latino-americana, até seguir em carreira solo, já em 2014.

Nesse ano, YoYo iniciou seu projeto autoral, participando de eventos em diversas cidades do país e excursionando pela Europa, com shows realizados na Espanha, Portugal, Bélgica e França.


De volta ao Brasil, a artista arrecadou via crowdfunding o valor necessário para a gravação de seu disco de estreia, trabalho que viu a luz do dia no último dia 12 de Fevereiro.

A sonoridade explorada por YoYo mescla de forma delicada elementos eletrônicos, folclóricos, música hispano-americana e brasileira, ganhando a confiança do ouvinte desde a primeira audição.


Atualmente a artista divulga o disco ‘YoYo Borobia’, com lançamento em São Paulo no dia 03 de Março.


Saiba mais sobre o trabalho de YoYo Borobia curtindo sua página no Facebook e ouvindo suas faixas no Spotify.


Tecnologia do Blogger.