O olhar microscópico de Björk no videoclipe de ‘Lionsong’



A cantora islandesa Björk viu o seu oitavo disco (contando a partir do ‘Debut’, de 1993), intitulado como ‘Vulnicura’, vazar na internet alguns dias após anunciar o lançamento para março. Devido a isso, o registro foi antecipado na iTunes Store, mas a versão física só chega às lojas neste mês. O trabalho, que traz nove canções autorais, traz a produção da própria artista em parceria com o venezuelano Alejandro Ghersi, mais conhecido como Arca, e o The Haxan Cloak.

O primeiro single do álbum é a canção “Lionsong”, balada eletrônica de batidas grandiosas acompanhada de violinos elegantes, synths luxuosos e o vocal inconfundível da artista. A canção, que fala sobre um amor não correspondido, é uma das melhores composições do trabalho – que tem o “término de uma relação” como o principal tema.

Para o videoclipe da faixa, Björk convidou os diretores holandeses Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, também responsáveis pela arte do disco, para exemplificarem o sentido desta nova fase. “O personagem do clipe teve que ser suave como a espera de uma aranha em sua teia e sedutora como uma dançarina balinesa vestida de bronze”, explica os diretores.



Nas imagens, a cantora é vista sob o olhar microscópico por dentro de seu coração, a fim de revelar os mais diversos sentimentos. A produção apresenta os dois lados do amor: aquele sadio, onde tudo é feliz, bonito e claro – e o escuro, marcado pela solidão e angústia. No fim das contas, o coração é como um pássaro silvestre engaiolado.

O álbum ‘Vulnicura’ foi lançado digitalmente no dia 20 de janeiro e a versão física será lançada no final de março. Ouça o disco na íntegra abaixo:

Tecnologia do Blogger.