PLANETA TERRA FESTIVAL 2012: GARBAGE


O Garbage é uma das principais bandas de rock alternativo dos anos 90. Formado pela frontwoman Shirley Manson, Butch Vig, Steve Marker e Duke Erikson na cidade de Madison, nos Estados Unidos. Com mais de 17 milhões de álbuns vendidos, a banda é um dos headliners do Planeta Terra Festival 2012, que acontece no próximo dia 20 de outubro no Jockey Club de São Paulo. Com cinco discos lançados, a banda ganhou reconhecimento de um single para outro desde sua estréia no disco homônimo em 1995. A canção "Stupid Girl" foi uma das canções mais executadas na MTV e fez com que a banda ganhasse o prêmio de artista revelação do MTV Europe Music Awards.

O segundo disco viria três anos mais tarde, intitulado Version 2.0 (1998), apostando em uma produção mais eletrônica que posteriormente seria a sua maior dificuldade nas apresentações ao vivo. Foi a partir daí que a carreira do Garbage entrou em cena com a participação em filmes e séries: "Push It" chegou a entrar na trilha sonora de alguns filmes, como o famoso Segundas Intenções (Cruel Intentions); enquanto "I Think I'm Paranoid", "Special" e "When I Grow Up" entrou para a trilha de O Paizão. O álbum foi um marco que acabou ganhando discos de ouro e platina, fora as já esperadas indicações para os prêmios musicais existentes. Version 2.0 foi um dos dez discos mais vendidos no mundo em 1998,e ainda foi indicado para dois Grammy Awards. Ainda nesse tempo, gravaram a música que seria tema do19º filme de James Bond, "The World Is Not Enough".



Beautiful Garbage foi o nome dado ao terceiro disco da banda, que veio ao mundo depois de mais três anos (2001). Este foi o primeiro registro pela Universal Music, no selo Instercope Records, revelando uma identidade mais pop e comercial do que os discos anteriores. O primeiro single foi "Androgyny", uma referência à androginia da época, viralizada por diversas bandas do rock, incluindo Placebo. Devido a esta pegada, o disco teve baixa repercussão, porém não impediu que a banda realizasse a turnê conforme planejado. Uma curiosidade bacana está no clipe de "Cherry Lips (Go Baby Go)", dirigido por Joseph Kahn e inspirado no filme O Homem Invisível.



O ano de 2004 foi um dos mais problemáticos para o Garbage. Shirley Manson passava pelo processo de divórcio do seu relacionamento com Eddie Farrell. A tensão entre a banda durante o processo criativo do novo disco foi tão intensa que Vig decidiu abandonar as gravações e o Garbage se dissolveu nesta época. Depois que a poeira baixou, eles se reuniram novamente e em abril de 2005 lançaram o Bleed Like Me, sob a produção de John King. Voltando às origens dos primeiros discos, a banda retomou o vigor das guitarras e melodias pesadas, colocando os efeitos eletrônicos em segundo plano. A idéia era criar um álbum fácil para ser executado ao vivo. Apesar das baixas vendas, este é o disco com melhor posição na Billboard 200, estreando em quarto lugar. Depois da turnê, os integrantes decidiram entrar em hiato, mas em 2007 se reuniram para gravar a canção "Tell Me Where It Hurts" que entraria para a coletânea Absolute Garbage.

Depois de sete anos em silêncio, o Garbage confirmou em outubro de 2010 que estaria gravando músicas para o quinto disco da banda. Intitulado Not Your Kind of People, o álbum foi lançado em maio de 2012 de forma independente pelo selo STUNVOLUME. O primeiro single "Blood for Poppies" foi lançado em março, enquanto o segundo "Battle In Me" foi lançado no mesmo mês do álbum. Em 20 anos de carreira, esta será a primeira vez que o Garbage vem ao Brasil para divulgar um novo trabalho. Esta pode ser uma das únicas oportunidades para os fãs da banda, então aconselhamos não perder esta ótima chance.



O Planeta Terra Festival 2012 acontecerá no próximo dia 20 de outubro e contará com as atrações Azealia Banks, Kings Of Leon, The Drums, Kasabian, Mallu Magalhães, Suede e muitas outras. Os ingressos estão sendo vendidos no site da Livepass e você pode encontrar mais informações no site do festival. Também estamos sorteando ingressos para curtir o festival por nossa conta, participe e concorra!

Tecnologia do Blogger.