PLANETA TERRA 2012: AZEALIA BANKS


Com apenas 21 anos de idade, a rapper Azealia Banks conquistou notoriedade após aparecer na "Cool List" da revista NME de dezembro de 2011, ao lado de gente como Lana Del Rey, Florence + the Machine e Dave Grohl. Apesar disso, seu single de estréia "212" já estava lançado antes mesmo da revista sair e conquistou a blogosfera em muito pouco tempo. Ainda no mesmo mês a BBC nomeou a cantora como uma das artistas que merecem atenção em 2012 no "Sound Of 2012".

Tanto buzz em torno do seu nome não é pra menos: além de conquistar os mais alvoroçados pela nova música, Banks conquistou também o público da moda, chamando a atenção de estilistas como Nicola Formichetti (que produziu seu videoclipe "Liquorice") e Karl Lagerfeld, na qual convidou a moça para cantar em sua própria casa no lançamento de uma de suas linhas. Aliás, ela é a queridinha de um dos fotógrafos mais hypados da atualidade: Terry Richardson. O sucesso precoce de Azealia Banks pode estar ligado à sua excentricidade ora em suas rimas, ora em seu comportamento temperamental na internet. Promoveu algumas discussões polêmicas no Twitter sobre a postura dos rappers de hoje, atacou Iggy Azalea e até alfinetou Nicki Minaj em uma de suas entrevistas.



Sua carreira começou em 2001, mas foi só em 2009 sob o pseudônimo Miss Bank$ que lançou o primeiro single na internet intitulado "Gimme a Chance", um bem sucedido trabalho que rendeu um contrato na XL Records. Além desse, outros singles como "Seventeen", um re-trabalho de uma música do Ladytron e "Slow Hands" do Interpol ganharam suas versões sob o olhar da letrista. Além do mais, "212" e "Bambi" são algumas das músicas que trazem samples de outras canções, porém com a mensagem engajada de Banks. Uma artista que vive de samples? Talvez, porém o seu mais recente lançamento comprova que sua música tem encontrado o rumo certo com o passar dos meses.



No dia 28 de maio foi lançado o primeiro EP da sua carreira, batizado de 1991 EP, com quatro deliciosas faixas. Foi o estopim de um trabalho um pouco mais consolidado e certo. Logo mais em julho ela disponibilizou de graça a mixtape Fantasea - um compilado de 19 canções que ela gosta de chamar de "trabalhos não acabados e retalhos de coisas antigas que merecem ser ouvidas". Foi uma prévia do que os fãs podem esperar no seu primeiro disco. Destaque para as canções "Fantasea", "Fierce", "Esta Noche" e "Fuck Up The Fun", produzida por ninguém menos que Diplo.

O primeiro e aguardado disco de estréia de Azealia Banks já tem nome, porém não verá a luz do dia ainda este ano, pelo menos é o que a própria disse em seu Twitter uma vez. Com um contrato assinado com a Universal Music, o álbum Broke With Expensive Taste contará com a produção de alguns nomes conhecidos, dentre eles Paul Epworth, que já trabalhou ao lado de Florence + the Machine e Adele. Apesar do atraso, ela deixa claro que não teme o sucesso: "Não quero me preocupar em ser popular. Estou mais preocupada em fazer boa música constantemente", disse em entrevista recente.



Neste ano, Azealia é uma das atrações mais aguardadas do Planeta Terra Festival 2012, que acontece no dia 20 de outubro no Jockey Club de São Paulo. Para fazer o esquenta até lá, preparamos uma seleção de dez canções que você não pode deixar de curtir. Ouça, conheça e apaixone-se por esta musa indie do momento!

Aguarde mais novidades sobre o line-up do Planeta Terra 2012 no blog!

Tecnologia do Blogger.