CRYSTAL CASTLES: PLAGUE / WRATH OF GOD


Parece que o Crystal Castles está vivendo uma fase um tanto perturbadora, pelo menos é o que revela a capa e duas novas canções que estarão no próximo disco da dupla, batizado apenas de III e com previsão de lançamento para o mês de novembro. Tudo começa com "Plague", faixa apresentada no final de julho e que, automaticamente, nos remete aos trabalhos menos explícitos da sua discografia. Sob uma produção cheia de ruídos e experimentos sonoros, Alice Glass e Ethan Kath explicam o verdadeiro sentido do próximo trabalho em quase cinco minutos de sons atmosféricos que fogem do clima dançante ouvidos nos singles anteriores.

"Opressão será um tema...um monte de coisas ruins aconteceram com pessoas próximas à mim desde o último álbum e isso influenciou profundamente minhas composições enquanto eu percebia que não haveria justiça para eles. Não achava que poderia perder a fé na humanidade mais do que eu já havia perdido, mas depois de testemunhar algumas coisas, parece que o mundo é uma distopia onde as vítimas não recebem justiça e a corrupção prevalece", desabafou a frontwoman. "Queríamos que o novo álbum soasse como uma experiência completamente diferente e nova. Qualquer teclado e pedal usados nos cds anteriores foram trocados de modo que haveria uma nova paleta de sons para trabalhar. Nós não permitíamos nenhum computador perto do estúdio, tudo tinha de ser gravado em fita. E gravamos tudo na primeira tentativa, porque acreditamos que a primeira tomada é a expressão mais crua e verdadeira da idéia que queríamos transmitir", exemplificou Ethan (fonte).



"Plague" ganhou um vídeo originalmente criado por um fã da dupla. As cenas trazem imagens do filme Possession (1981), do diretor Andrzej Zulawski. Se a música em si traz um composto meio darkness, imagina o vídeo que traz cenas do famoso (e revoltante) filme da década de 80.

Não satisfeitos com o buzz do novo vídeo, eis que hoje o duo divulgou (de graça!) o primeiro single de III - a enérgica e atemporal "Wrath of God". Para quem estava com saudades das produções 8-bit e do abuso de sintetizadores analógicos nas faixas do Crystal Castles, talvez esta possa agradar. Ainda sem a pegada dançante que tanto fez o seu sucesso, a música é uma das mais bonitas do novo álbum até o momento. Outra novidade é a capa de III (acima), feita pelo fotógrafo espanhol Samuel Aranda, onde uma mãe consola o filho que acabou de ser atingido por uma bomba lacrimogênea no Sanaa, capital do Yêmen.



Como dito antes, III será lançado no mês de novembro e deve trazer uma sonoridade mais pesada e ainda melancólica do que os discos anteriores do Crystal Castles. Aproveite para baixar as duas músicas de graça, oferecida na página oficial da dupla.

Tecnologia do Blogger.