WOOWOOS » FIZZY LETTUCE / AMERICA


É engraçado quando alguém tenta fazer uma comparação entre artistas, apontando qual é o melhor e o pior. Atualmente três garotas estão passando por essas comparações, mas não consigo dizer se é bom ou ruim para quem ouve pela primeira vez. Britânicas, mais precisamente de Londres, atendem pelo nome de Jessica Martin-Campbell, Anastasia (Tasie) Dhanraj e Nicky Mac - ou para ser direto, WooWoos. Lançaram o primeiro single pelo selo Moshi Moshi, o mesmo dos conhecidos Florence and the Machine, The Drums, Lykke Li e Friendly Fires. Com apenas pouco tempo de existência e algumas faixas liberadas na internet, essas garotas estão sendo chamadas como as sucessoras do Sugababes - porém, na nossa opinião, o estilo dessa nova 'girl band' vai muito além de qualquer canção pop comercial.

A primeira faixa, "Fizzy Lettuce", foi lançada no último dia 21 de novembro e têm chamado a atenção de blogs, sites e tablóides britânicos como o The Guardian. A faixa é um trip-hop dos anos 90 - estilo conhecido através de bandas como Hooverphonic, Skye e Portishead - misturados com o pop comercial presentes em singles de qualquer cantora da atualidade. À primeira ouvida, pensei que fosse alguma canção nova de outras duas novatas: o Icona Pop (que já falamos aqui também). Segundo as próprias meninas, a canção é sobre um relacionamento marcado pela rotina e esquecido com o tempo. Esse mesmo amor se compara com um alface seco, gasoso e esquecido no fundo da geladeira - talvez uma descrição um tanto inusitada para uma estréia.

Para quem está curioso, o nome da banda é uma definição complexa sobre uma pessoa aceitar coisas paranormais, sobrenaturais, ocultas e pseudocientíficas (?). Se você, assim como nós, não entendeu bem este substantivo, vale ressaltar que "woo-woos" também é o nome de uma bebida álcoolica feita de vodka, schnapps de pêssego e suco de cranberry, fruta originária dos Estados Unidos que combate diversas doenças. Aliás, o nome também pertence a um grupo de cheerleaders de uma universidade americana bem conhecida da cidade de Virginia.


Teorias à parte, o grupo está finalizando o disco de estréia, ainda sem nome e data de lançamento definidas. Recentemente elas disponibilizaram o vídeo de uma das faixas desta estréia, "America". Embalada por um climinha retrô, meio old-school e ao mesmo tempo patriota. Tudo porque a faixa faz um apelo aos diversos filmes, comerciais e cultura da América. Pode não ter relação alguma, mas a proposta me lembrou toda aquela coisa de sonho americano que a Madonna fez no disco American Life, lembram?


Ainda não sabemos se "America" é mesmo um novo single ou apenas um buzz para divulgar o talento dessas meninas. No entando, a faixa revela o lado mais dinâmico dentre as conhecidas até agora, e pelo visto pretendem seguir o estilo trip-hop e pop como se fossem as armas mais poderosas do seu repertório.


O disco de estréia das WooWoos está previsto para o primeiro semestre de 2012. Há rumores que um possível single será lançado ainda em janeiro e que produtores "de peso" estão colaborando em suas faixas. Tudo indica que na próxima semana será lançado o clipe de "Fizzy Lettuce" e algumas fotos dos bastidores podem ser conferidas no Facebook.
Tecnologia do Blogger.