OLD BUT GOLD: ALANIS MORISSETTE » JAGGED LITTLE PILL


Se tem uma artista que vou acompanhar pelo resto da vida é Alanis Morissette. Foi uma das primeiras coisas que ouvi quando passei a me interessar por música durante minha adolescência (e acredito que para a maioria de vocês também). Não há como negar que o seu terceiro álbum (se contarmos Alanis, de 1991, e Now Is The Time, do ano seguinte) Jagged Little Pill marcou esta fase para muita gente. Pensando nisso, nada melhor que continuar a sessão Old But Gold em grande estilo.

Apesar de ser o terceiro, Jagged Litte Pill foi o primeiro a ser lançado internacionalmente e que marcou a nova fase da cantora pela adoção do rock como novo estilo e das composições serem relatos sobre seus relacionamentos. O álbum foi produzido por Glen Ballard e lançado em 1995 contendo doze faixas e uma versão alternativa para "You Oughta Know" com direito a faixa escondida. Aliás, de todas as faixas, "You Oughta Know" foi a que mais se destacou na época e alcançou o posto número 1 da Billboard por semanas. A letra é um desabafo para um ex-namorado que a trocou por outra garota, algo meio atípico na época por usar palavras ofensivas e confissões que toda mulher gostaria de dizer para aquele ex ingrato. Este foi um dos motivos na qual o disco fez tanto sucesso com o público feminino, suas letras são honestas e falam sobre o sentimento da própria cantora - e consequentemente de todas as garotas. Outras canções que fizeram muito sucesso foram "You Learn", "Head Over Feet", "Ironic" e "Hand In My Pocket", uma das minhas favoritas.


Jagged Little Pill recebeu seis indicações ao Grammy Awards de 96 e ganhou como "Melhor Performance Rock Vocal Feminina", "Melhor Canção Rock", "Melhor Álbum de Rock" e "Álbum do Ano" (ela perdeu "Melhor Artista Revelação" e "Canção do Ano"). Foi escolhido para integrar os 500 Grandes Álbuns de Todos Os Tempos pela revista Rolling Stone em 2003. Além, é claro, de uma série de registros que o colocam como o álbum mais vendido de todos os tempos. Em 2005, Alanis regravou o disco em uma versão acústica de estúdio e lançou como Jagged Little Pill Acoustic, readaptando a capa e todas as canções do disco original, incluindo "Your House", a faixa escondida.

Alanis Morissette anunciou recentemente que está gravando seu novo álbum e que tem a previsão para lançamento no próximo ano. Para saber mais detalhes e ficar por dentro das novidades da cantora, acesse o portal Alanis Always.

Sem mais delongas, 'bora relembrar este lançamento?

Tecnologia do Blogger.